REALIZAÇÃO

Preencha as informações abaixo que entraremos em contato.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Sarah Jane Ereio Venâncio

Com 51 anos de idade e mais de 40 anos de carreira, Sarah Jane Venâncio é bailarina, professora, coreógrafa, atriz, artista plástica, empresária, diretora, produtora cultural e presidente da APRODARO – Associação dos Profissionais da Dança de Rondonópolis – MT.

É considerada hoje uma das mais notáveis artistas no cenário das artes cênicas, especialmente do seguimento da dança, com importante legado na história das artes e cultura do município de Rondonópolis e do Estado de Mato Grosso. Uma história que se inicia na arte da dança e do teatro com 8 anos de idade, sob a instrução de sua mãe, a professora Edith Pereira Barbosa, pedagoga e dramaturga. Dona Edith (in memoriam) foi sua grande incentivadora participando de seu preparo quanto artista, seus estudos, projetos e realizações.

Desde então, a artista Sarah Jane vem construindo uma história de lutas e vitórias, mesmo que em alguns momentos tenha enfrentando as adversidades da vida no cenário político-cultural, muitas vezes desanimador.

Ao longo de sua carreira a artista produziu diversos espetáculos de dança, peças teatrais, festivais, mostras, concursos interescolares e cursos de dança e teatro com profissionais de renome nacional, que contribuíram para a capacitação de muitos artistas no decorrer da história da Academia Líder de Artes, empresa com 37 anos de existência, que dirige juntamente com seu esposo Paulo César Venâncio.

Como Presidente da APRODARO, Associação de Profissionais da Dança de Rondonópolis, realizou 11 edições do Festival Matogrossense Encontro da Dança, eventos estes que atingiram proporções a nível nacional, pela primeira vez na história da dança no estado.

Muitos profissionais da dança passaram por sua escola, a Academia Líder de Artes, e/ou pelos eventos que realizou sempre com o objetivo de ampliar conhecimento e aprimorar a técnica da dança e da arte de interpretar de bailarinos, atores, professores e coreógrafos.

Seus registros e documentos que atestam o êxito de sua trajetória, arquivados através de imagens, matérias de jornal, folders e programas criam uma linha do tempo importante para a memória da dança em Mato Grosso e principalmente em Rondonópolis.

Sua história se mescla com a história de outros artistas trazendo motivação àqueles que almejam seguir esse caminho de dedicação a arte com o compromisso de instruir e preparar uma nova geração.

É uma história de família… de uma família de artistas que influenciaram e capacitaram outras gerações.

Voltando no Tempo

1997

Sarah Jane Barbosa Ereio, nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, no
dia 01 de Janeiro de 1969. Filha da educadora e dramaturga Edith Pereira Barbosa
e do artista plástico José Maria de Souza Ereio, desde cedo conviveu com a arte.

Mudou-se com a família para Rondonópolis / MT em 1977 e já aos 8 anos de idade
participava das peças teatrais do Grupo de Teatro Infantil Marquês de Rabicó criado
e dirigido por sua mãe, na Escola Adolfo Augusto de Moraes onde trabalhava como
professora.

Foto: Peça Teatral “ O Saci” – Personagem Borboleta
Autora: Edith Pereira Barbosa
Local: Escola Adolfo Augusto de Moraes
Teatro Infantil Marquês de Rabicó

1981

Iniciou seus estudos em Ballet Clássico na Academia Lena Dança Moderna, na cidade de Rondonópolis em 1981, através de uma Bolsa
de Estudos oferecida pela proprietária Marilena de Paula Mello Gutierrez (Lena) num Festival Interescolar realizado na quadra de esportes da Escola Estadual Major Otávio Pitaluga (E.E.M.O.P), no
qual ela compunha o corpo de jurados. Sarah Jane Ereio teve como professor o bailarino Claudionor Duardo com o qual dançou seu
primeiro pas de deux no III Festival de Ballet e Mostra de Dança Contemporânea promovido pela Academia Lena Dança Moderna, no Rondonópolis Club, em 1981.

Foto: Sarah Jane Ereio e Claudionor Duardo.
III Festival de Ballet e Mostra de Dança Contemporânea
Realização: Academia Lena Dança Moderna – Rondonópolis Club

1983 a 1985

Em 1983, aos 14 anos, Sarah Jane é convidada por Lena Mello, a ministrar aulas para turmas de Baby Class na Academia Lena Dança Moderna o que a motivou a fazer seu primeiro curso de professora no Ballet Stagium, na cidade de São Paulo (SP). Neste mesmo ano recebeu o convite do professor Paulo César Venâncio para ministrar aulas de Ballet na Academia Líder, recém inaugurada na cidade de Jaciara (MT). A principal orientadora para o planejamento de suas aulas de dança para a faixa etária de crianças entre 3 a 5 anos, no entanto, foi sua mãe a professora Edith Pereira Barbosa, Coordenadora da Pré-Escola pela DREC (Delegacia Regional de Educação e Cultura) em Rondonópolis.

Em 1984, o professor Venâncio altera o nome da empresa para Academia Líder de Artes inaugurando uma filial em Rondonópolis e realizando o primeiro Festival de Artes no dia 07 de Dezembro, no Salão da AABB, na cidade de Jaciara (MT). Neste evento participaram as alunas de dança da professora Sarah Jane (Jaciara e Rondonópolis), de ginástica e até mesmo de karatê da equipe de professores da Líder. Neste evento, Sarah Jane dançou um pas de deux com o bailarino convidado Ney Paula Filho que passou a integrar a equipe da Líder de Artes. Em 1985, Sarah Jane Venâncio produz seu primeiro Espetáculo: “ O Mundo Mágico dos Gnomos” apresentado no Ginásio de Esportes Marechal Rondon, na cidade de Rondonópolis.

1986 a 1988

Em 7 de Junho de 1986, Sarah Jane e Paulo César se casam numa aliança abençoada por Deus, na presença de muitos amigos e dos familiares mais próximos. Agora como senhora Sarah Jane Ereio Venâncio novos desafios são assumidos…com 17 anos de idade ela se torna uma empresária assumindo a Direção da Academia Líder de Artes com seu esposo, a direção dos Espetáculos de Dança e do Grupo de Teatro Infantil Marquês de Rabicó incorporado a empresa. A convite de Sarah Jane, o bailarino Kiko Guarabyra vem ministrar um curso de Jazz Dance na Líder de Artes que atraiu diversos profissionais de todo o Estado. Kiko Guarabyra fez parte do seriado FAMA e recentemente havia retornado ao Brasil.

Em novembro de 1987, Sarah Jane Venâncio é aprovada no exame de Elementary, pela examinadora Patricia MacDonald através da metodologia Royal Academy of Dance. A Royal Academy of Dance é a maior organização de ensino e desenvolvimento de dança no mundo. Com sede em Londres, foi fundada em 1920 por um grupo de artistas profissionais da dança reunidos por Phillip Richardson, editor do jornal Dancing Times, e tendo a rainha Elizabeth II como patrona. O exame ocorreu em Cuiabá (MT) no Studio de Dança Ballet Caroline. Em seguida, Sarah Jane inicia seu estudo em 1988 rumo ao exame de professora da RAD contando como principal orientador o bailarino Luiz Carlos Nogueira, responsável pela implantação da metodologia no Estado de Mato Grosso sendo na época Coordenador da Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires. A convite do patrão do CTG (Centro de Tradições Gaúchas), Jones Pagno, Sarah Jane Venancio prepara uma coreografia especial para a comemoração da Semana da Farroupilha. Nesse ano a sede oficial da Academia Líder de Artes é inaugurada na Vila Aurora, na cidade de Rondonópolis-MT.

Em 1988, o Grupo de Teatro Infantil Marquês de Rabicó associado a FEMATA (Federação Matogrossense de Teatro Amador) representa Rondonópolis no XIII Mostra Matogrossense de Teatro em Cuiabá ficando em 2º Lugar com a apresentação de “Pluft, o fantasminha” de Maria Clara Machado. Sarah Jane, além co-diretora juntamente com sua mãe Edith Pereira Barbosa, interpretava o personagem principal (Plutf) cuidando das pinturas de tela (fundo e laterais) do cenário e alguns objetos de cena. O Grupo atendia a diversos pedidos da Delegacia Regional de Educação, Clubes de Serviço como o Rotary e o Lions em Rondonópolis, Festas de Aniversários, Eventos Infantis, Espetáculos da Academia Líder de Artes e outros.

1989 a 1991

1992 a 1994

1995 a 1998

1999

Em 1999, Sarah Jane promove a primeira Banca de Capacitação de Artistas em Rondonópolis, realizada no dia 28 de Janeiro de 1999 na Academia Líder de Artes através do SATED / MT (Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões. Participando da criação da Associação de Profissionais da Dança de Rondonópolis (APRODARO) Sarah Jane é eleita Presidente da entidade e através dela organiza uma campanha pela construção do Teatro Municipal juntamente com a Associação Teatral de Rondonópolis: “Teatro Municipal Já” realizado de 24 a 28 de Maio de 1999 na Praça dos Carreiros. Os presidentes Sarah Jane Venâncio (APRODARO) e Maurílio Fagundes (Teatro) contaram com apoio da SEMEC (Departamento de Cultura) para a realização do evento. Professora Edith Pereira Barbosa e o professor Paulo César Venâncio levaram essa reivindicação da campanha “Teatro Municipal Já” até a Câmara Municipal de Rondonópolis.

Sarah Jane é homenageada pelo Programa Gino Rondon da 105 FM, num coquetel realizado no restaurante Zizi & Cia, como resultado de uma pesquisa de telemarketing de Gino Rondon e Kennedy.  Como Presidente da APRODARO a professora Sarah Jane recebe uma Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Rondonópolis pela criação da entidade sugerida pela Vereadora Luciene Soares de Lima.  Em homenagem ao Dia da Mulher, a Secretaria de Estado de Cultura e Associação Mato-grossense das Primeiras-Damas promoveram a entrega do Troféu “Mulher Cultura” sendo Sarah Jane Venâncio uma das representantes selecionadas para receber o mesmo na sede da Secretaria, no antigo Palácio do Governo.

A convite do escritor rondonopolitano Dr. Ailon do Carmo,  Sarah Jane se apresenta em Guiratinga no lançamento do seu livro “Nos Garimpos do Leste de Mato Grosso”. Sarah Jane Venâncio dirige as peças teatrais da autora Edith Pereira Barbosa: “Revolta das Bonecas” e “Deixa Disso Moço” apresentadas tanto no evento Teatro Municipal Já como no anfiteatro inaugurado nas dependências da Academia Líder de Artes em Rondonópolis. É realizado o 1º Encontro da Dança, organizado pela a Associação de Profissionais da Dança de Rondonópolis nos dias 27 e 28 de Agosto de 1999 no Ginásio de Esportes Marechal Rondon,  com a opção de Mostra de Dança e Concurso Interescolar. Sarah Jane inicia sua jornada como Diretora de um dos mais importantes Festivais de Dança do Estado de Mato Grosso. 

2000

Sarah Jane Venâncio produz o espetáculo “ Além do Arco íris” inspirado no livro de Gênesis da Bíblia sagrada e no evangelho de João. O Espetáculo é presentado no anfiteatro da Academia Líder de Artes nos dias 26 e 27 de Maio com os recursos captados pela Lei  Municipal de Incentivo  a Cultura “ Lei Juca Lemos” que concedia descontos de até 80% nos impostos municipais aos empresários que financiavam projetos culturais aprovados pelo Conselho Municipal de Cultura, criado em 1999. O 2º Encontro da Dança realizado pela APRODARO (Associação de Profissionais da Dança de Rondonópolis) sob Direção de Sarah Jane Venâncio trás como convidados a dançarina Lulu Sabongi da Casa de Chá Khan El Khalili (SP) e Kiko Guarabyra (RJ) que se apresentam na Mostra de Dança e ministram cursos (Dança do Ventre e Jazz Dance). A Mostra de Dança e o Concurso Interescolar que reuniu a participação de 300 bailarinos/estudantes foram desenvolvidos no Ginásio de Esportes Marechal Rondon e os Cursos na Academia Líder de Artes. Sarah Jane promove um Curso de Teatro Infantil através do Teatro Infantil Marquês de Rabicó na Academia Líder de Artes com aulas ministradas por ela  e pela professora Edith Pereira Barbosa. O espetáculo de autoria de Sarah Jane “Além do Arco Iris é reapresentado na Feira da Vila Operária com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Departamento de Cultura) encerrando a comemoração do 47º Aniversário de Rondonópolis dentro da programação artístico-cultural promovida pelo secretário Adilson José Francisco. Sarah Jane leva seus bailarinos a participar da Mostra de Dança “1ª Temporada de Dança / 2000” realizada  em novembro, no Ginásio do Quilombo, na cidade de Cuiabá (MT)sob organização de Alessandra Bassit (Dança’Art). Sarah Jane se despede de sua aluna Carla Badiane enviando uma homenagem ao Jornal A Tribuna por seu desempenho e dedicação. Carla Badiane muda-se para Curitiba (PR) com a família deixando saudades. A Semana de Artes sob direção de Sarah Jane Venancio encerra o ano de 2000.

2001

Em 2001, Sarah Jane Venancio recebe um convite de Jô Braska Negrão (Supervisora Geral) para a Noite de Gala em comemoração ao primeiro Aniversário da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil na cidade de Joinville (SC). A Academia Líder de Artes se faz presente em outros Festivais e Mostras no Brasil representando Rondonópolis e Mato Grosso como no 2º CBDD UNIDANÇA – Minas Gerais. O grupo também se fez presente na 2ª Temporada de Dança realizado em Cuiabá – MT, organizado por Alessandra Bassit (Danç’Art). A APRODARO realiza o 3º Encontro da Dança sob Direção de Sarah Jane Venancio com apoio da Lei de Incentivo Hermes de Abreu.  A supervisora da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Jô Braska Negrão, os bailarinos Ana Caroline Pagano Lima e Alexandre Silva de Belo Horizonte são os convidados especiais. Jô Braska ministra curso para professores de Ballet Clássico no Novotel e o Grupo de Dança da Tribo Meruri se apresentam na abertura no evento no dia 16 de Agosto. A vinda e a estadia deste grupo foi apoiada pela Prefeitura de General Carneiro. A Posse da Associação Rondonopolitana de Escritores acontece na sede da Academia Líder de Artes e a bailarina Yasmine Venancio apresenta uma coreografia da professora Sarah Jane Venancio em homenagem aos escritores. Os bailarinos da Líder de Artes se apresentam na Sessão Solene Comemorativa ao 48º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa da Câmara Municipal de Rondonópolis, no Caiçara Tênis Club. A Academia Líder de Artes leva apresentações de dança à inauguração do Centro Cultural José Sobrinho.  A noite de autógrafos do livro  “Reminicências”, do autor Dr. Ailon do Carmo, realizado no Centro Cultural José Sobrinho aconteceu no dia 20 de Dezembro e os bailarinos da Líder apresentaram a coreografia “Bolero de Ravel” de Sarah Jane Venancio abrilhantando o evento. Sarah Jane promove um Curso de Teatro e termina o ano com a apresentação da 3ª Semana de Artes.

2002

Os bailarinos da Líder de Artes, participam do 2º Festidança em Goiânia (GO) e na abertura do Jogos Estudantis à convite da Prefeitura da cidade de Pedra Preta (MT). Sarah Jane Venâncio cria duas coreografias para o Show Baile “ Simplesmente Lassimi” com a Banda Marinho e seus Beat Boys. Os bailarinos da Líder apresentam essas coreografias a convite da cantora Lassimi no Caiçara Tênis Clube em Rondonópolis (MT).  Curso de teatro sob direção da professora Sarah Jane Venancio encerra com apresentação do  Espetáculo Sítio do Pica Pau Amarelo e a participação dos alunos de dança da Academia Líder de Artes. Em comemoração aos 20 anos de Academia Líder de Artes, Sarah Jane produz o  Ballet de Repertório “Dom Quixote” e convida a bailarina Elaine Ribeiro para fazer a adaptação coreográfica para os bailarinos da Líder.  A cenografia e os figurinos foram inspirados  no trabalho de Isakav, Schenian e Changuin para o American Ballet Theatre. Entre os bailarinos e atores que interpretaram os personagens principais estavam: Yasmine Ereio Venancio (Kitri e Mercedes); Elaine Ribeiro (Kitri e Mercedes); Walter Silvvero ( Basílio); Afrânio Fontenelle (Dom Quixote); Albiqueila Santana (Sancho Pança); Pedro Neto ( Lorenço); Diego Pablo Borges ( Gamache); Glaucio Passos (Espada, o toureiro). O Espetáculo foi apresentado no Ginásio de Esportes Marechal Rondon nos dias 22 e 23 de Novembro de 2002 sob Direção Geral de Sarah Jane Venancio. O 4º Encontro da Dança realizado APRODARO sob Direção de Sarah Jane, continua oferecendo Mostra de Dança, Concurso Interescolar e Cursos trazendo os primeiros bailarinos da Companhia Sesiminas de Belo Horizonte (MG): Ana Caroline Pagano, Alexandre Silva e José Antônio Ramos. O evento que já atrai quase 500 bailarinos conta com o patrocínio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura através da Lei de Incentivo a Cultura. O Ginásio de Esportes Marechal Rondon continua sendo o único espaço capaz de abrigar o evento e a Associação de Profissionais da Dança de Rondonópolis e a Academia Líder de Artes seguem com a campanha pela construção do Teatro Municipal. Uma matéria no Jornal A Tribuna compartilha a trajetória da bailarina Carla Badiane no sul do Brasil.

2003

O Espetáculo Sítio do Pica Pau Amarelo é reapresentado no Ginásio de Esportes Marechal Rondon para 18 Escolas da rede pública e privada de ensino: Escola Jean Piaget, Centro Educacional Khalil Zaher, Sagrado Coração de Jesus, La Salle, Positivo Érico Veríssimo, Dom Wunibaldo, Castelo da Criança, 13 de Junho, Adolfo Augusto de Moraes, Centro Educacional Primavera, Centro Educacional Gênio do Futuro, Renilda Silva de Moraes, Elizabeth Freitas Magalhães, Pindorama, Bom Pastor, Carlos Pereira Barbosa e Escola Monteiro Lobato. A Fundação André Maggi propõe um projeto social para bolsa de estudos de Ballet Clássico e convida a professora Sarah Jane Venancio para cuidar do ensino das mesmas na Academia Líder de Artes. A seleção para essas bolsas de estudo acontece no palco do Oratório Filhos de Dom Bosco. A Líder de Artes apresenta uma aula pública com seus alunos de dança no Rondon Plaza Shopping e promove um curso de Jazz Dance com Kiko Guarabyra. A partir de 2003 o Encontro da Dança passa a promover Mostra Competitiva além da Mostra, do Concurso Interescolar e cursos. A APRODARO realiza um evento cada vez mais sofisticado e a partir desse ano o palco do ADANAC vem trazer uma estrutura mais profissional além dos serviços de som e iluminação. Sarah Jane Venancio continua na Direção do evento com o importante auxilio do seu esposo Paulo César Venancio  e de sua mãe professora Edith Pereira Barbosa. O patrocínio do Governo de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Cultura, Conselho Estadual de Cultura (Lei Estadual de Incentivo a Cultura) garante essa nova estrutura e Sarah Jane pode convidar  para o Júri Técnico: Toshie Kobayashi, Guivalde Almeida, Telmo Gomes, Faísca e Fumaça, Jaime Arôxa e Nájua. O evento contou ainda com a participação da bailarina Priscila Yokoi da Especial Academia de Ballet (SP) e do bailarino Guilherme de Oliveira. O evento realizado no Ginásio de Esportes Marechal Rondon atrai um público de quase 3.000 pessoas por noite. Ainda este ano, Sarah Jane produz o Espetáculo “Vida com Jesus” com a participação da segunda Igreja Batista de Rondonópolis e bailarinos da Academia Líder de Artes, leva seus bailarinos para apresentar-se na Praça Brasil em comemoração aos 50 anos de Rondonópolis e participa de uma Homenagem da ACIR a alguns setores da economia de Rondonópolis através da Bailarina Yasmine Venancio. Valter Arantes, um dos mais talentosos fotógrafos de Rondonópolis comemora seus 35 anos e a bailarina Yasmine Venancio presta homenagem através da dança a este profissional notável e apoiador da arte e da cultura em Rondonópolis. Sarah Jane Venancio é destacada no setor da arte e da cultura no  Caderno Histórico produzido pelo Jornal A Tribuna especialmente  para as comemorações de 50 anos de Rondonópolis. 

2004

Em 2004, o Encontro da Dança passa ser identificado como “Festival Matogrossense Encontro da Dança e a 6º Edição foi realizada de 15 a 19 de Setembro, no Ginásio de Esportes Marechal Rondon. Entre seus convidados para Juri  estavam Toshie Kobayashi , Haiat, Jomar Mesquita, Faísca e Fumaça e Neide Garrido. Para as apresentações especiais Sarah Jane convidou Cia Isadora Duncan, Faísca e Fumaça, Yasmin Ikejiri, Hayat El Helwa e Isis. Nesse evento algumas mulheres são homenageadas pela APRODARO: Edith Pereira Barbosa, Lena Mello Perrot, Fátima Maggi, Margareth Marmo de Souza. Os textos para as homenageadas foram escritas pela professora Edith mas o texto que a homenageou foi escrito por Paulo Isacc, professora do Curso de História da UFMT, Campus de Rondonópolis. Para cada uma delas houve uma apresentação especial. O Ópera Ballet de Cuiabá através dos bailarinos Verônica Weber e Lucas Budoia prestaram homenagem a Lena Melo Perrot; a bailarina Yasmin Ikejiri da Escola de Ballet Toshie Kobayashi homenageou  Fátima Maggi; a bailarina Yasmine Ereio Venancio homenageou sua avó Professora Edith Pereira Barbosa com o solo “Porto Solidão” da coreógrafa Neide Garrido e Margareth Marmo de Souza do Jornal A tribuna foi homenageada pelos dançarinos Jomar Mesquita  e Juliana da Mimulus Cia de Dança. Sarah Jane produz a peça teatral “Ovos de Páscoa? Que história é essa?, da autora Edith Pereira Barbosa com a participação das crianças e adultos da Segunda Igreja Batista de Rondonópolis. Sarah Jane participa com seus bailarinos do CBDD CAPÉZIO Plataforma 2004 realizado de 29 a 31 de Outubro, no Centro de Cultura Nansen Araujo, na cidade de Belo Horizonte (MG). Sarah Jane recebe a medalha Medalha de Mérito Rosa Bororo (Dia Internacional da mulher) entregue pelo vereador Manoel de Oliveira. No Espetáculo de Final de Ano, Sarah Jane Venancio homenageia a sua irmã Patricia Karina Barbosa Araújo com o espetáculo “Rosas no Cerrado”, pelo projeto de pesquisa Rosas no Cerrado realizado por ela quanto aluna do Departamento de Ciências Biológicas do Campus Universitário da UFMT (Rondonópolis/MT). Sarah Jane promove mais uma Banca do Sated MT, no dia 17 de Dezembro na Academia Líder de Artes. O presidente do Sated MT (Sindicato de Artistas de Técnicos em Espetáculo e Diversões), Nestor de Fletas juntamente com Rodinei Barbosa, Lucia Lima e Clóvis Assis foram os examinadores. 

2005

Em 2005, Sarah Jane participa da organização do Fórum Cultural da Região Sul de Mato Grosso, é eleita Representante da Dança no Conselho Municipal de Cultura de Rondonópolis, participa da mobilização da classe cultural pela participação mais efetiva dos municípios do interior do Estado no Conselho Estadual de Cultura que culminou no 1º Encontro do Fórum Estadual de Política Cultural de Mato Grosso, realizado no Plenarinho da Assemblei Legislativa, na cidade de Cuiabá. O evento contou com 43 municípios e 210 inscritos só do interior. Sarah Jane participa como palestrante convidada no 1º Fórum Regional de Política Cultural de Médio Norte, realizado pelo Conselho Municipal de Cultura de Tangará da Serra (MT) em 16 de Abril, na cidade de Tangará da Serra.  Sarah Jane reapresenta a peça teatral “Ovos de Páscoa? Que história é essa?, da autora Edith Pereira Barbosa, com as crianças e adultos da Segunda Igreja Batista de Rondonópolis tanto no templo quanto no Espaço Cultural do Casario. O Festival Matogrossense 7º Encontro da Dança confirma 744 bailarinos, 90 coreografias, 51 grupos e 26 cidades do Estado de Mato Grosso. O evento conta com o recurso do Governo de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Cultura e Fundo Estadual de Fomento a Cultura. Neste ano o evento contou com importante apoio da Prefeitura Municipal de Rondonópolis. O corpo de Jurados foi constituído por Toshie Kobayashi, Marcelo Cirino, Neide Garrido, Shahar Badri, Fernanda Melo Nogueira e Bruno Ferreira. As apresentações especiais foram da Mimulus Cia de Dança (MG), Ballet Toshie Kobayashi, Casa de Chá Khan El Khalili, Cia de Dança Isadora Duncan. A bailarina Yasmine Ereio Venancio, da Academia Líder de Artes  é escolhida como “Melhor Bailarina” no Festival Mato-grossense 7º Encontro da Dança tendo alcançado vários primeiros lugares (Danças Urbanas, Dança do Ventre, Ballet Clássico, Jazz Dance e Dança Contemporânea). Sarah Jane Venancio o convida o maitre José Ramos, 1º Solista da Cia Sesiminas de Belo Horizonte (MG) para montar o Ballet “O Quebra Nozes” com os bailarinos e atores da Academia Líder de Artes, do Ballet da Fundação André Maggi, crianças do Oratório Filhos de Dom Bosco e da Casa do Adolescente num total de 100 participantes. Sarah Jane fez a pintura de todos os cenários e vários adereços de cena além da Direção Geral do espetáculo que contou com o bailarino convidado Lucas Budoia, do Ópera Ballet, de Cuiabá (MT). O Espetáculo foi apresentado gratuitamente no Ginásio de Esportes Marechal Rondon, nos dias 05, 06 e 07 de Dezembro de 2005, em comemoração ao Aniversário de Rondonópolis  com apoio da Prefeitura Municipal de Rondonópolis. As alunas da Líder de Artes prestam exames da Royal Academy of Dance sendo todas aprovadas e Clóvis Assis realizada a Oficina de Atores na Academia Líder de Artes com apoio de Sarah Jane. Sarah Jane é apontada pelo Jornal “A Tribuna” como a personalidade feminina do ano de 2005 em uma homenagem a arte e a cultura da cidade.  

2006

No dia 16 de Abril, o musical “Quem é Jesus?” é apresentado na Segunda Igreja Batista com a direção de teatro e coreografias de dança dirigidos por Sarah Jane Ereio Venancio e Edith Pereira Barbosa. O musical é apresentado com a participação das crianças, jovens e adultos da Segunda Igreja Batista de Rondonópolis.  Sarah Jane leva seus alunos para participarem do Passo de Artes Minas realizado no Teatro Sesiminas, no Centro de Cultura Nansen Araujo, de 15 a 18 de Junho de 2006. Como diretora, Sarah Jane coordena mais um grande evento de dança no Estado: Festival Matogrossense 8º Encontro da Dança trazendo como convidados: Toshie Kobayashi, Suzana Braga, Regina Sauer, Tatiana Sanchis, Henrique Bianchini, Caio Nunes, Marisa Estrela, Vanessa Nascimento, Caio Nunes, Polímnia Garro e Carlinho de Jesus. Dentre as apresentações especiais estavam: Centro de Dança Rio (Rj), Bellydance (SP) e Cia de Dança Carlinhos de Jesus (RJ).  O 8º Encontro da Dança, realizado pela APRODARO alcança o maior número de público sendo necessário fechar os portões do Ginásio de Esportes Marechal Rondon em alguns dos dias consecutivos de evento. O Festival alcança prestígio nacional e nas esferas governamentais municipais e estaduais de Mato Grosso. Em Setembro, Sarah Jane promove mais uma Banca de Capacitação do Sated MT (Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões na cidade de Rondonópolis, na Academia Líder de Artes, tendo como examinadores Nestor de Fletas, Erlan Pereira e Lucia Mahasin. A Academia Líder de Artes se apresenta na 6ª Mostra Corumbá – Santuário Ecológico da Dança, na praça Generoso Ponce, em outubro com as bailarinas da professora Sarah Jane Venancio, num evento que reuniu 700 bailarinos de vários estados. Sarah Jane Venancio promove um Curso de Ballet Clássico com Toshie Kobayashi na Academia Líder de Artes. Dr. Ailon do Carmo, escritor e poeta conhecido e respeitado em Rondonópolis escreve um artigo sobre Sarah Jane no Jornal A Tribuna. O Espetáculo “ O Quebra Nozes” é reapresentado em comemoração ao aniversário de 53 anos de Rondonópolis com apoio da Prefeitura Municipal e empresários locais. 

2007

Em 2007, Sarah Jane participa como palestrante convidada na comemoração do Dia Internacional da Dança (Semana da Dança), evento realizado pelo SESC ARSENAL, na cidade de Cuiabá (MT), levando um solo e um pas de deux com os bailarinos Ariel Ereio Venancio e Rafael Rodrigues para as sequências de apresentações inscritas no evento. No dia 1º de Maio, a APRODARO realiza a 1ª Mostra Municipal de Dança no Rondon Plaza Shopping, na cidade de Rondonópolis, sob Direção de Sarah Jane Venancio, com apoio do CESUR (Faculdade do Sul de Mato Grosso) e Centro Educacional Khalil Zaher.  Sarah Jane como Diretora do Festival Matogrossense 9º Encontro da Dança, realizado pela APRODARO, trás para a Banca de Jurados Toshie Kobayashi, Marisa Estrella, Roseli Rodrigues, Henrique Bianchini, Danny Negri e Chris Brasil. Para as apresentações especiais são convidados os seguintes grupos: Cia de Dança Carlinhos de Jesus (RJ), Raça Cia de Dança(SP), Ballet da Fundação André Maggi (MT), Grupo Raaja (MT- Aprodaro), Centro de Dança Rio (RJ), Academia Líder de Artes (MT – Aprodaro) Casa de Chá Khan El Khalili (SP) e Ginga Cia de Dança (MS). Para esta edição, Sarah Jane consegui uma parceira como Instituto Passo de Artes, através da presidente Marisa Pivetta que nomeou a professora Toshie Kobayashi como jurada responsável pela seleção de trabalhos apresentados no 9º Encontro da Dança para o  Festival Passo de Artes, em 2008. O evento é realizado com patrocínio do Governo de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Cultura (Lei Estadual de Incentivo a Cultura) e apoio da Prefeitura Municipal de Rondonópolis no Ginásio de Esportes Marechal Rondon. Sarah Jane leva a bailarina Ariel Ereio Venancio para participar do Concurso Nacional Ballance (2ª Edição), realizado no Teatro do Saber, na cidade de Camaçari (Bahia). Ariel classificou-se em 2º lugar e ganhou uma Bolsa de Estudos para Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Sarah Jane apresenta o Projeto Coppélia patrocinado pelo Governo de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Cultura (SEC/MT), Conselho Estadual de Cultura (Fundo Estadual de Fomento à Cultura). O Espetáculo Andanças sob Direção de Sarah Jane  é apresentado na Escola Centro Integrado de Ensino, participa do Espetáculo Beneficente Mahasin’s Dance, no Caiçara Tênis Clube. Ainda no segundo semestre Sarah Jane Venancio leva Ariel para participar da Seletiva do YAGP. 

2008

Em 2008, no dia 1º de Maio, a APRODARO realiza a 2ª Mostra Municipal de Dança no Rondon Plaza Shopping, na cidade de Rondonópolis. Sarah Jane oferece novo Curso de Teatro Infantil na Academia Líder de Artes sob sua Direção. Participa com seus bailarinos do 16º Passo de Arte (Competição Internacional de Dança). APRODARO se prepara para comemorar seus 10 anos e a Diretora Sarah Jane trás como convidada especial para a noite de abertura a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil que também fará seleção de bailarinos para bolsa de estudos. A composição do Corpo de Jurados fica da seguinte forma: Denys Nevidomyy, Roseli Rodrigues, Toshie Kobayashi, Mariza Estrella, Jomar Mesquita, Carlla Silveira  e Faísca (dupla Faísca e Fumaça). Os grupos convidados para as apresentações especiais foram Cia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Faísca e Fumaça, Raça Cia de Dança, Centro de Dança Rio, Mimulus Cia de Dança, Ballet da Fundação André Maggi, dançarina Carlla Sillveira. Foram homenageadas escolas, coreógrafos e o Grupo Pé de Moleque (Concurso Interescolar) da Escola Elizabeth Freitas Magalhães coordenado pela professora Edith Pereira Barbosa. O evento também se despede do cenário mato-grossense. As alterações feitas nos editais da lei Estadual de Incentivo a Cultura impossibilitaram definitivamente a continuidade do evento no Estado. 

2009

2009 inicia com uma grande perda…

Professora Edith Pereira Barbosa, se despede desta vida trazendo muita tristeza e um vazio que jamais foi preenchido. Sarah Jane perde sua mãe, parceira e a grande motivadora de suas realizações, mas o legado deixado por Edith Pereira Barbosa reverbera em suas filhas, alunos e artistas que por ela foram orientados e auxiliados em sua generosidade, criatividade e alegria sempre honrando a Deus como fonte de sua arte. Sarah Jane leva alunos da Academia Líder de Artes e do Ballet da Fundação André Maggi para o Curso de Verão Cuballet 2009 onde os mesmos puderam participar do elenco do Ballet de Repertório “ La Bayadère, apresentado no Espaço Cultural Eldorado, na cidade de São Paulo (SP). Sarah Jane continua atendendo a vários convites tanto a nível municipal como estadual, participa do Dia Internacional da Dança comemorado em Cuiabá, organizado por Alessandra Bassit, Delegada da Dança de Mato Grosso pelo CBDD (Conselho Brasileiro da Dança). A APRODARO realiza em Maio a 3ª Mostra Municipal de Dança, no Rondon Plaza Shopping, sob coordenação da Sarah Jane e em Julho leva bailarinos da Academia Líder de Artes e do Ballet da Fundação André Maggi para a competição internacional Passo de Artes, na cidade de Indaiatuba(SP). Dentre o grupo de Ballet da Fundação três bailarinos são aprovados na Banca do Sated MT: Rafael Rodrigues e Dewley Henrique e Valdenir Oliveira, alunos da professora Sarah Jane Venancio. Ariel Venancio, conquista o 1º Lugar no XVI Festival Arte de Dançar – Spinelli 2009, no Teatro Odylo Costa Filho (UERJ), na cidade do Rio de Janeiro (RJ), pela Academia Líder de Artes e a partir deste ano seus pais investem para que ela continue seus estudos profissionais no Centro de Dança Rio (RJ) e com a professora Rosalia Maria Verlangieri. Sarah Jane Venancio produz “Vida, um Espetáculo Imperdível com alunas do projeto Arte Cidadã, Ballet da Fundação André Maggi e Academia Líder de Artes. O Grand Pas de Deux “O Corsário”
é dançado pela bailarina Ariel Venancio e bailarino convidado Ronaldo Martins do Teatro Municipal do RJ. O Ballet da Fundação André Maggi, sob orientação da professora Sarah Jane Venancio, passa por avaliação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e são todos aprovados para bolsas integrais e algumas parciais. Assim, segue esses jovens artistas para a cidade de Joinville (SC). Yasmine Ereio Venancio se destaca como professora nas aulas de Jazz e Ballet Infantil criando nesse ano a coreografia “Terra Árida” que foi uma das coreografias de destaques no histórico da Líder de Artes nos anos seguintes. Ariel Venancio reside por seis meses na cidade do Rio de Janeiro tendo como principais professoras Rosalia Verlangieri e Angélica Fiorani. Sarah Jane propicia os melhores cursos para a capacitação de alunos, filhas e professores.

2010

Em 2010, Sarah Jane Venancio investe no aprimoramento das jovens bailarinas da família:  Yasmine e Ariel Venancio. As irmãs seguem para o Curso de Férias realizado no Pavilhão D em São Paulo (SP). Yasmine faz o Curso para Professores de Ballet com Neide Rossi, Dança Contemporânea com Andréa Pivatto e Ariel Venancio faz aulas com Ricardo Scheir e outros professores. O bailarino Rafael Rodrigues também participa do curso. A 4ª Mostra Municipal de Dança, realizada pela APRODARO, sob Direção de Sarah Jane Venancio acontece no Ginásio de Esportes Marechal Rondon. Curso de Teatro é sempre promovido como forma de aprimorar a capacidade de interpretação dos bailarinos atendendo também a outros alunos. Yasmine Venancio se torna uma das professoras principais da escola desenvolvendo um excelente trabalho com as turmas de Jazz Dance e Baby Class. Enquanto isso, Ariel Venancio vai morar por seis meses em São Paulo para estudar a técnica clássica e contemporânea com os professores do Pavilhão D. Durante sua estadia em São Paulo, Ariel Venancio participa do 20ª Edição do Festidança em São José dos Campos. Competindo em nome do Centro de Artes Pavilhão D, Ariel Venancio com o partner convidado Vinícios Rodrigues competem dançando o Grand Pas de “Escrava e o Mercador”, uma remontagem de Ricardo Scheir e Fabia Vasconcelos. Para tristeza da família Venancio, da APRODARO e de todos que tiveram o prazer de conhece-la o ano de 2010 foi marcado com a despedida de Roseli Rodrigues. O maior Festival de Dança da América Latina (Festival de Dança de Joinville) realizou uma Exposição em sua homenagem e nesta Exposição um dos Banners tinha a imagem do Curso que Roseli Rodrigues ministrou no Festival Matogrossense Encontro da Dança, na Academia Líder de Artes em Rondonópolis – MT.  Em 2010 Ariel Venancio participa do grupo de dança do Pavilhão D na competição do Festival de Dança de Joinville SC.

2011

O 1º Festival Dançarte, sob direção da produtora cultural Sarah Jane Venâncio, foi realizado nos dias 23 e 24 de novembro de 2011, no Ginásio de Esportes Marechal Rondon, envolvendo propostas que unam a dança e o teatro. Para a Noite de Gala a Diretora o Festival prepara o Espetáculo Moulin Rouge, uma mega produção com figurinos belíssimos que variam de 500,00 a 1.600,00 reais, num investimento assumido pelo próprio elenco em torno de 60.000,00 só no guarda-roupa dos artistas que apresentaram o Can Can, Salsa, Tango, Dança Indiana e outras coreografias transformando a Noite de Gala do 1º Festival Dançarte num evento inesquecível em Rondonópolis. O Projeto 1º Festival Dançarte, aprovado pelo Conselho Municipal e Estadual de Cultura é patrocinado pelo Governo de Mato Grosso e Secretaria de Estado de Cultura, recebendo também apoio da Prefeitura de Rondonópolis através da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. Fazem parte do elenco bailarinos e atores da Líder de Artes, estudantes, jovens sem nenhuma experiência com teatro e dança e atletas de Jiu Jitsu. Na noite seguinte grupos se apresentaram na Mostra de Dança do Primeiro Festival Dançarte e dentre eles os alunos da Academia Líder de Artes. O Banco da Amazônia apresenta “Educação Ambiental pela magia do teatro e da dança” propiciando apresentações em 07 escolas de rede pública de ensino da peça teatral “Abaixo a Poluição” da autora Edith Pereira Barbosa. José Ferreira Lemos foi o autor e o executor da 2ª edição do Projeto. Na primeira edição a professora Edith acompanhou Juca nessa jornada mas nessa edição ela recebeu homenagem: ” Saudades de todos nós do projeto e daqueles que tiveram a felicidade de conhecer e conviver com nossa mãe, avó, tia…Professora Edith”. Essa foi a dedicação de Juca Ferreira Lemos no material gráfico do projeto. A peça teatral e as danças foram apresentadas por alunos de teatro e dança da Academia Líder de Artes sob Direção de Sarah Jane Venancio. Ariel Ereio Venancio participa da Temporada de Ballet Russo realizado na cidade de Praia Grande (SP). Direção Artista da bailarina Cecília Kerche e Pedro Kraszczuk . Sarah Jane Venancio acompanha a filha assistindo as aulas e ensaios.

2012

O Espetáculo Moulin Rouge sob Direção de Sarah Jane Venancio é reapresentado no Ginásio de Esportes Marechal Rondon, na Noite de Gala do 2º Festival Dançarte. O elenco passa por uma sessão fotográfica com Valter Arantes que capta imagens lindas dos atores e dos bastidores do ensaio. A Mostra de Dança não é  competitiva no Festival Dançarte e dentre os grupos que se apresentaram estavam os alunos da Academia Líder de Artes e bailarinos do Prisma de Dança. Sarah Jane Venancio participa do Conselho Municipal de Políticas Culturais como representante da Dança de Rondonópolis.

2013

Ariel Venancio, filha de Sarah Jane Venancio reside por 6 meses em Goiânia (GO) sendo preparada por Gisela Vaz do Stúdio Dançarte. Em 2013 participa do 21º Passo de Arte realizado no interior de São Paulo, na cidade de Indaiatuba. Bailarinos do Brasil, Paraguai e Argentina se apresentaram no evento que é referência nacional. Passo de Arte selecionou através de DVDs três bailarinas para o solo clássico avançado das cidades de Goiânia, Caxias do Sul e da Philadélfia, nos Estados Unidos. Para variação feminina avançada doze bailarinas foram selecionadas de Goiânia, Rio de Janeiro, e também da Philadélfia. Entre as bailarinas que foram selecionadas estava Ariel Venancio de Rondonópolis competindo pelo Stúdio Dançarte de Goiânia. A rondonopolitana Ariel Ereio Venâncio está entre as selecionadas e vai representar o Stúdio Dançarte de Goiânia com a coreografia Princesa Hindu (Solo Clássico Avançado) de Gisela Vaz e Variação Feminina Avançado (O Corsário). Ariel esteve presente também no Festival de Dança de Joinville, um evento consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. Ariel dançou a coreografia Princesa Hindu, de Gisela Vaz representando o Stúdio Dançarte de Goiânia (GO). Ela ficou entre as 6 maiores notas no Festival de Dança de Joinville em sua categoria. O Projeto “Arte Suave, o Caminho da Sabedoria”, da Federação de Jiu Jitsu Esportivo de Mato Grosso, aprovado na seleção pública de Projetos 2011, do Programa Petrobras Esporte & Cidadania oferece oportunidade para inclusão de crianças e adolescentes em aulas de Jiu Jitsu Esportivo, dentro da proposta do Esporte Educacional, democratizando o acesso não apenas às aulas de Jiu Jitsu, mas a outras atividades complementares como jogos teatrais e lúdicos, teatro e dança, palestras e atividades cooperativas contribuindo para a formação integral destes indivíduos e, consequentemente, para o bem comum de todos. O Projeto foi elaborado pela professora Sarah Jane Ereio Venancio que também foi Coordenadora de Monitoramento. A peça teatral: Abaixo a Poluição da autora Edith Pereira Barbosa foi apresentado pelo atletas de Jiu Jitsu em várias escolas municipais e estaduais além das apresentações de Siriri coreografado por Rodinei Barbosa de Cuiabá MT e coreografia de Danças urbanas do coreógrafo Wualison. O 3º Festival Dançarte foi realizado no Ginásio Marechal Rondon e reuniu apresentações de teatro e dança. A Prefeitura de Rondonópolis foi parceira do projeto que integrou as comemorações do aniversário de 60 anos do município. Idealizado e dirigido por Sarah Jane Ereio Venâncio o Espetáculo “A Bela Adormecida” reuniu mais de 100 pessoas sendo apresentado na Noite de Gala do evento. Sarah Jane Venancio recebe o convite de Gisela Vaz, Presidente do Conselho Brasileiro da Dança, para assumir a Delegacia da Dança de Mato Grosso. Bailarina de Rondonópolis foi a grande estrela da Mostra de Dança de Anápolis. Durante os três dias de evento, duas bailarinas receberam indicação para a premiação especial – Caroline Segurado, do Balé do Teatro Basileu França (Goiânia) e Ariel Venâncio do Studio Dançart (Goiânia). A vencedora foi a bailarina rondonopolitana Ariel Ereio Venâncio, que conquistou o título de melhor bailarina da 4ª Mostra Competitiva de Anápolis. Os bailarinos do Balé de Goiás, Ariel e Rafael competiram pelo Studio Dançarte de Goiânia, com o Pas de Deux de repertório “Cisne Negro”, ensaiado pela diretora Gisela Vaz, presidente do Conselho Brasileiro da Dança e foram classificados em 3º lugar. No entanto, foi uma belíssima apresentação que rendeu uma bolsa de estudos aos dois bailarinos para participarem da XI Temporada do Curso Russo, na Praia Grande, em São Paulo, em janeiro de 2014.

2014

O 4º Festival Dançarte apresenta na abertura do evento o Espetáculo “A Bela e a Fera” produzido pela Academia Líder de Artes sobre direção de Sarah Jane Venancio e Ariel Venancio. Espetáculo dedicado ao neto Lucca Venancio Zaher. Fotos de Valter Arantes. Palco, Som e Iluminação: Stúdio 3. Apoio do Conselho Brasileiro da Dança, presidente Gisela Vaz. Figurinos de Sibele Almeida da Tranzatto Arte e Fantasia de Rondonópolis. O 4º Festival Dançarte realizado no Ginásio de Esportes Marechal Rondon contou com a participação de vários grupos e Curso de Dança Contemporânea com José Ramos, bailarino (Deborah Colker), coreógrafo e professor. Sarah Jane Venancio recebe uma medalha por serviços prestados a Cultura, através de seu genro e vereador Ibrahim Zaher, Presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis. A bailarina de Rondonópolis Ariel Ereio Venâncio, de 18 anos, foi um dos destaques na apresentação “O Lago dos Cines”, na cidade de Ourinhos, interior paulista, nos dias 21 e 22 de abril. Sarah Jane procura acompanhar de perto as aulas e ensaios sempre que possível. O balé dramático “Lago dos cisnes” é um dos mais aplaudidos do mundo e foi realizado no Teatro Municipal Miguel Cury, na cidade de Ourinhos (SP) contando ainda com a presença da Orquestra Sinfônica da cidade. A Companhia Brasileira de Ballet, que existe desde 1967 e tem revelado e formado vários profissionais. “Nesta apresentação de O Lago dos Cisnes estiveram no palco 46 bailarinos e 60 músicos. Figurinos de Tânia Agra. A bailarina Ariel Venâncio foi indicada pela professora de dança do Rio de Janeiro, Rosália Verlangieri para fazer parte da Companhia Brasileira de Ballet. 2014 Encerra com grande alegria! Yasmine Venancio, primeira neta da professora Edith Pereira Barbosa se casa com Ibrahim Zaher filho de Mohamed e Mara Zaher. Deus no comando sempre…”O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30:5). A Família agradece a Deus por essa benção e Sarah Jane Venancio comemora e produzindo um belíssimo espetáculo infantil, junto com a tia Ariel Venancio em homenagem ao neto Lucca Venancio Zaher: A Bela e a Fera”.

2015

Espetáculo A Bela e a Fera, SOB Direção de Sarah Jane Venancio e Ariel Venancio é reapresentado no Idéia’s Buffet. A renomada Escola de Dança Studio Dançarte, com sede em Goiás, encena nos dias 05 e 06 de dezembro o espetáculo musical ANASTASIA, no Teatro Rio Vermelho em Goiânia-GO. Para interpretar a Princesa Anastasia, as diretoras Gisela Vaz e Ariadna Vaz convidaram a bailarina e atriz Ariel Venâncio, do casting da Academia Lider de Artes, de Rondonópolis/MT. A bailarina Ariel Ereio Venâncio, da Academia Líder de Artes, esteve em Nova Iorque acompanhada de Caio Nunes, coreógrafo da Rede Globo, para um período de cursos em algumas das escolas mais famosas de dança, como Alvin Ailey e Broadway Dance Center. Sob a direção de Ariadna Vaz, Amores tem trilha sonora feita pelo compositor Oswaldo Montenegro exclusivamente para o espetáculo. A coreografia é dividida em quatro atos e assinada por Ariadna Vaz e Washington Cardoso. Ariel Ereio Venancio participa da Cia apresentando-se nas cidades de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e outros…Sarah Jane Venancio acompanha a trajetória da filha prestigiando suas apresentações, ensaios e aulas quando possível. A bailarina Ariel Ereio Venancio é aprovada no exame da Royal Academy of Dance: Advanced 1. Ela foi preparada pela professora Verônica Weber do Ópera Ballet de Cuiabá. Em Rondonópolis, Sarah Jane Venancio cuidava dos treinos. O Grupo Prisma de Dança, da Academia Líder de Artes, recebeu a premiação de melhor grupo no Dança Anápolis, um evento que contou com a presença de profissionais renomados na comissão julgadora, como Maria José Sommer, Jesse Cruz, Edy Wilson e Henry Camargo. A coreografia que destacou-se para conquistar esse prêmio foi “Terra Árida” da Coreógrafa Yasmine Ereio Venancio, adaptada pelos coreógrafos Ariel Venancio e Valdenir Oliveira para o Espetáculo Asas Pantaneiras. Os bailarinos Ariel Venancio e Valdenir Oliveira apresentam o Grand Pas de Deux de Diana e Acteon em Anápolis.

2016

O Governo de Mato Grosso inaugura a EE Edith Pereira Barbosa, no município de Rondonópolis (218 km ao sul de Cuiabá). A unidade, que é a 16ª inaugurada somente em 2017, já é referência em esportes, lazer e cultura na comunidade local. A Escola tem uma capacidade para atender mais de 1,6 mil alunos. Patrícia Karina Barbosa, outra filha da educadora, também é professora e leciona na unidade. Durante a inauguração, ela se emocionou ao ler um dos poemas escritos pela mãe. O evento ainda contou com uma apresentação artística das netas da professora. No primeiro dia de aula o Teatro Infantil Marquês de Rabicó se fez presente com os personagens Emília e Visconde de Sabugosa do Sítio do Pica Pau Amarelo (Monteiro Lobato). A escola carrega o nome da professora Edith, que foi uma das grandes expoentes da educação e da cultura de Rondonópolis. “Para nós é um orgulho muito grande ver o nome da mamãe estampada em uma escola como essa, justo ela que batalhou tanto pela educação e pela cultura. Por isso que estamos também desenvolvendo mais projetos para trazer ainda mais cultura para essa escola”, afirmou Sarah Jane Venâncio, filha da professora Edith ao Jornal A Tribuna. Sarah Jane Venancio encomenda Agendas para os professores da Escola Edith Pereira Barbosa com trechos de sua história, fotos e poesias. Além dos professores as agendas foram entregues a pessoas especiais como o amigo Valter Arantes. A bailarina Ariel Ereio Venâncio alcança o título de MELHOR BAILARINA na 3ª Mostra e Prêmio de Dança Onça Pintada, realizada no Teatro Glauce Rocha em Campo Grande/MS. A 3ª Mostra de Dança Clássica e Danças Populares aconteceu de 25 à 28 de Maio de 2016, e reuniu cerca de 40 grupos de dança e mais de 400 bailarinos brasileiros. Ariel Venâncio, do Grupo Prisma de Dança, da Academia Líder de Artes – Rondonópolis/MT, conquista o título por suas apresentações e competindo nas categorias Variação de Repertório Clássico – ‘Esmeralda’ -, e Solo Clássico “No Meio das Águas”, com a música “Chuá Chuá”, do compositor Pedro de Sá Pereira e interpretada nas vozes de Maria Bethânia e Joana. O corpo de jurados foi composto por grandes personalidades do mundo da dança como: Carlla Bublitz, maitre e diretora Artística do Ballet Vera Bublitz no Rio Grande do Sul; Carmem Hoffman, professora de Dança Licenciatura na Universidade Federal de Pelotas/RS; Guivalde de Almeida, maitre e diretor especial da Academia de Ballet e da Cia Brasileira de Danças Clássicas de São Paulo; e Tarik, coreógrafo de Danças Árabes Folclóricas. A Delegada Regional da Dança de Mato Grosso, Sarah Jane Venancio oferece, em Rondonópolis/MT, Cursos de Ballet com o Maitre Tadheo de Carvalho, diretor do Ballet Jovem do Bailado de Ourinhos/SP e ex-diretor artístico do Conservatório Brasileiro de Dança. Evento do dia das mães na Academia Líder de Artes proposto e organizado por Yasmine Venancio é um sucesso. Sarah Jane é homenageada como todas as mães presentes no evento: “TAL MÃE TAL FILHA”.

2017

Sarah Jane Venancio, Delegada da Dança de Matogrosso junto ao Conselho Brasileiro da Dança realizada a 11ª Edição do Festival Matogrossense Encontro da Dança. A UNIMED é a patrocinadora do evento que conta com apoio cultural da APRODARO (Associação de Profissionais da Dança de Mato Grosso), Secretaria de Estado de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá – MT. O evento contou com a presença da Presidente do CBDD, Gisela Vaz e outros convidados que ministraram cursos, palestras e fizeram a composição da Mesa Redonda para um diálogo com a classe. Maximiliano Ferraz ex-Presidente do Conselho Municipal de Politicas Culturais de Rondonópolis, Músico e Presidente da Associação de Músico de Rondonópolis é o mediador convidado para a Mesa Redonda. O 11ª Festival Matogrossense Encontro da Dança é realizado no Teatro da UFMT na cidade de Cuiabá/MT. Convidados Especiais: Gisela Vaz (Presidente do CBDD); Janne Ruth (Delegada do CBDD no Ceará e Diretora do FENDAFOR): Neide Garrido (Delegada do CBDD em Mato Grosso do Sul e Diretora da Mostra ONÇA PINTADA; Denise Acquarone ( Coordenadora Geral dos CQIDs, Curso de Qualificação Profissional para Instrutores de Dança RJ); Fabiano Lima (Professor e Coreógrafo de Dança Contemporânea);Tíndaro Silvano (bailarino, ator, coreógrafo, diretor e conselheiro artístico cultural); Elisabete Spinelli (Vice Presidente do Sindicato de Profissionais da Dança do RJ). As palestras foram realizadas no auditório da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O vento ofereceu Mostra Comentada, diversas premiações, palestras, cursos e mesa redonda para debates de assuntos pertinentes a classe. Os cursos foram realizados no Ópera Ballet. Embora o Festival Mato-grossense Encontro da Dança não tenha sido Mostra Competitiva houve várias premiações concedidas conforme avaliação de mérito dos professores e profissionais convidados. As premiações foam de isenções de taxa de inscrição em grandes eventos a cursos gratuitos, acesso à aulas da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, entre outros. A avaliação aconteceu tanto na mostra dos grupos quanto nas aulas ministradas nos cursos. Espetáculo “Frozen, uma aventura congelante” baseado no filme da Disney. Direção: Sarah Jane Venancio. Realização: Academia Líder de Artes. O evento foi apresentado no Idéias Buffet com palco, som  e iluminação do Stúdio 3. Os figurinos foram produzidos por Sibele Almeida e Maria Colares. Exames da Royal Academy of Dance preparados por Sarah Jane Venancio. Alunas Paola Delgado, Yasmine Rinaldi (Rondonópolis) e Jociana Pio (Primavera do Leste) prestam exame de sexto grau. Priscila Hungaro presta o exame de sétimo grau. Examinadora: Mônica Truffi Dicksob-Place. O exame foi realizado na Escola de dança Beth Libório, Presidente Prudente – SP. A bailarina Ariel Ereio Venancio é convidada por Alessandra Bassit da Danç’Art de Cuiabá para interpretar Bela no espetáculo de final de ano. A Apresentação ocorreu no Teatro da UFMT de Cuiabá

2018

Sarah Jane Venancio promove o Curso de Teatro 2018 na Academia Líder de Artes apresentando as peças teatrais: A Cigarra e a Formiga, Dona Baratinha, Chapeuzinho Vermelho. Sarah Jane Venancio leva seus bailarinos e alunos ao Expocicla, atendendo ao convite de sua irmã Patrícia Karina Barbosa Ereio, bióloga e Educadora Ambiental. O Evento é promovido pelo SANEAR de Rondonópolis. A Líder de Artes leva várias apresentações de dança ao evento. Ariel Venancio representando a Academia Líder de Artes prestigia o 8º Conexão Dança realizado pela Escola Art Ballet de Sinop-MT. Ariel apresenta solos e variação feminina no Teatro da Unemat local escolhido para a Mostra do 8º Conexão Dança. A bailarina Ariel Ereio Venancio participa representando a Academia Líder de ArtesA bailarina Ariel Venâncio, de Rondonópolis, conquista o título de “Melhor Bailarina” do 18º Festival Internacional de Dança de Fortaleza – FENDAFOR, um dos maiores festivais de dança do Brasil, realizado na cidade de Fortaleza, Ceará. Os palcos desse grande evento foram os do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Teatro José de Alencar. Bailarinos da Líder de Artes que se apresentaram no Fendafor: Priscila da Silva Hungaro, Maria Luiza Merjan, Paola Delgado Rezende, Yasmin Rafaela Rinaldi Cardoso, José Erinaldo de Lima Silva e Wualison de Jesus Nascimento. Depois de conquistar as classificações os jurados concederam excelentes premiações a bailarina Ariel Ereio Venancio como o Prêmio de Residência Suíça Baden, da Cia Tanztheaterbaden, com direção da maitre Cristina Segedi. Esse prêmio oferece residência artística coreográfica de duas semanas em Baden, na Suíça, para a bailarina Ariel Venâncio que participará da criação do novo Ballet da Companhia, que será estreado no Brasil, durante a Fendafor 2019, criando assim um intercâmbio entre Brasil e Suíça. Além disso, Ariel Venâncio ganhou isenção de taxa para dançar na quinta edição do Prêmio Onça Pintada, no Teatro Glauber Rocha, em maio de 2019, da Delegada de Mato Grosso do Sul (CBDD) Neide Garrido, um prêmio oferecido para solista de clássico revelação do Fendafor. Também ganhou da Delegada do CBDD de Minas Gerais, Cristina Helena, gratuidade dos cursos que ocorrerão no Concurso Municipal de Belo Horizonte no Teatro Municipal Vascos Nunes. Isenção de taxa e ajuda de custo no valor de R$ 500,00. Ariel Venâncio ganhou desconto de 20% no Summer Brasil 2019 da Cia de Ballet do Rio de Janeiro (2 semanas). A Academia Líder de Artes apresenta coreografias de dança e peças teatrais no Rondon Plaza Shoppinp, sob Direção de Sarah Jane Venancio. Alunos do curso de teatro da professora Sarah Jane Venancio e bailarinos José lima e Ariel Venancio são convidados por Gino Rondon para se apresentarem no Curso de Oratória promovido por ele. Pastor Henrique Araújo é convidado para assumir a Segunda Igreja Batista chegando em Rondonópolis no dia 13 de Janeiro de 2021. Sarah Jane Venâncio recebe o convite do Pastor Henrique Araújo para assumir o Ministério Infantil em Novembro deste ano. Ainda neste ano Sarah Jane leva suas alunas  para participar da Mostra de Dança Infantil de Mato Grosso “1º Criança Dança” no Teatro da UFMT, na cidade de  Cuiabá – MT. As bailarinas da Líder também se fazem presentes no Festival CBDD Kids Goiânia – 2018 organizado pelo Conselho Brasileiro da Dança com apoio do Studio Dançarte. O evento é realizado no Teatro do SESI, na cidade de Goiânia (GO). 

2019

Sarah Jane Venancio promove o Curso para Professoras de Mato Grosso na área de Ballet Clássico com Flávia Burlini, Delegada da Dança do Rio de Janeiro (CBDD). O Curso é realizado nas dependências da Academia Líder de Artes, na cidade de Rondonópolis – MT. Bailarinas Priscila da Silva Hungaro e Gabrielly Temponi são preparadas pela professora Sarah Jane Venancio para o exame de Intermediate da Royal Academy of Dance. A senhora Loretta Beamish-Lachner foi a examinadora e as bailarinas foram aprovadas. O exame foi realizado no Ballet Isadora Duncan. Cidade: Campo Grande – MS. A Papelaria do Contabilista promove a Volta as Aulas com personagens de estórias infantis interpretados por atores da Academia Líder de Artes, sob Direção de Sarah Jane Venancio. Participação da Academia Líder de Artes no evento: Primavera em Dança, organizado por Grace Melo de Primavera do Leste. Sarah Jane recebe uma homenagem pelo apoio ao evento. Sarah Jane Venancio produz o Espetáculo Aladdin que é apresentado no  Tulipa’s Buffet e Eventos. Um elenco formado de atores e bailarinos. No final de ano a Diretora promove a SEMANA DE ARTES com apresentações de Segunda a Sexta Feira, na Sala de Eventos da Academia Líder de Artes. Se apresentam alunos do Curso de Teatro e alunas de dança das professoras Sarah Jane Venancio, Priscila Hungaro, Gabrielly Temponi e Lais Correa.
Peças Teatrais da Autora Edith Pereira Barbosa (Abaixo a Poluição; Ovos de Páscoa? Que história é essa?; Revolta dos Bonecos.

2020

Sarah Jane Venancio grava a declamação das poesias de sua mãe Edith Pereira Barbosa: Sabiá, A Coruja e Zé Gavião.  O vídeo foi editado pela Produtora Adenium Filmes de sua filha Ariel Venancio. Três gerações representadas nesse trabalho…mãe, filha e neta. Pastor Henrique Araújo da Segunda Igreja Batista de Rondonópolis convida Sarah Jane Venancio para compor a Diretoria da Instituição como Vice Presidente. Convite aceito e apoiado por seu esposo Paulo César Venancio. Curso de Teatro iniciado em 2019 tem suas atividades canceladas por alguns meses por conta do Covid 19 e retorna no final de 2020 para ser encerrado em Fevereiro de 2021. Direção de Sarah Jane Venancio. As alunas da professora Sarah participam do FENDAFOR num formato online devido a pandemia do covid 19. Os Vídeos Dança foram produzidos pela Adenium Filmes de Ariel Venancio para a competição: FENDAFOR MOVA-SE XPERIENCE. Todas as coreografias alcançaram classificações e a bailarina Maria Angélica Ortellado alcançou o Primeiro Lugar na sua categoria com a coreografia “Pedras Preciosas” da coreógrafa Sarah Jane Venancio. As aulas de dança foram ministradas por um determinado tempo de forma online no período de Pandemia Covid 19 e para o retorno das aulas presenciais todas as medidas de segurança foram providenciadas. No final de ano as alunas das aulas presenciais fizeram uma apresentação interna para pais e amigos das coreografias do 3º Ato do Espetáculo “Além do Arco iris” na sala de eventos da Líder. Sarah Jane Venancio participa no Painel “Saúde Integral em um mundo fragmentado” como uma das palestrantes convidadas. O evento é organizado pelo pastor Henrique Araújo para a Segunda Igreja Batista de Rondonópolis. Sarah Jane participa de manifestações de protesto sobre a condução das eleições do Conselho Municipal de Política Cultural de Rondonópolis e promove reuniões principalmente do setor da dança, de forma online para apresentar uma proposta de gestão cultural colhendo importantes sugestões. Essa proposta foi divulgada em grupos de WhatsApp e entregue a um dos candidatos a Prefeito da cidade. A Cantata de Natal da Segunda Igreja Batista de Rondonópolis e apresentada em Dezembro tendo o Ministério de Louvor sob Direção de Simone Jacobino Soares e o Elenco teatral sob Direção de Sarah Jane Venancio. O pastor  Henrique Araújo coordena todo o evento.

PARCEIROS DO PROJETO

Top